Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Ameaça


 
Sei que estamos na semana do Natal, período em que os cidadãos procuram alhear-se dos problemas do mundo. É humanamente compreensível. Mesmo assim, não consigo deixar de vir a este espaço público lançar novo alerta para a tragédia política que se vai desenvolvendo nos EUA. Tenho crescentes dúvidas relativamente às próximas eleições presidenciais em que o Sr.Donald pretende ser reeleito. Haverá nessa altura, no final do próximo ano, uma real possibilidade de realização de eleições democráticas nos EUA? Suspeito já estar em curso um sinistro plano táctico de desmocratização do processo eleitoral. Estou já a adivinhar ir surgir um grave acontecimento, provavelmente um conflito bélico artificialmente criado e bem encenado, para que sejam dados poderes excepcionais ao presidente, acrescidos de motivos para o adiamento das eleições. O caso Coreia do Norte é o que está mais à mão para que se alcancem os objectivos antidemocráticos pretendidos. Veja-se a manchete de hoje da Fox News online, assim como o artigo que lhe está associado em que se noticia o que se passou ontem. É dito o seguinte:

«U.S. officials on Sunday were on high alert due to a possible North Korean missile launch that has been menacingly referred to by Pyongyang as a "Christmas gift." [John] Bolton said in the interview [published on Axios] that if Kim makes good on the threat and launches a missile the White House should do something "that would be very unusual"».

Mesmo que se consigam realizar eleições democráticas em 2021, duvido seriamente que o Sr.Donald J. Trump aceite os resultados eleitorais caso estes não lhe sejam favoráveis.

O que se está a passar nos EUA é uma verdadeira tragédia política para o próprio país e para o mundo.

João Maria de Freitas Branco
Caxias, 23 de Dezembro de 2019

 

Sem comentários:

Enviar um comentário