Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Buraco negro


 

Mais um acontecimento histórico. Novo grande triunfo da Ciência. Um acontecimento merecedor da nossa melhor atenção: a primeira observação directa de um buraco negro.

Até o dia de hoje, sempre que alguém (mesmo que fosse um astrofísico) falava de buraco negro estava a referir-se a algo que nunca tinha visto. Só hoje, dia 10 de Abril de 2019, é que os seres humanos tiveram acesso a uma primeira imagem real de um buraco negro – imagem paradoxal, considerando que por definição um buraco negro não se pode observar (e até nem é um buraco…).

Acima de tudo, quero aqui saudar este grande acontecimento, expressando o meu completo entusiasmo.

Acontece, porém, que ao longo das últimas horas tenho verificado estarem a ser veiculadas, pela nossa comunicação social, informações erradas sobre este primeiro buraco negro directamente observado pelos humanos. O que me deixou mais alarmado e perplexo foi a intervenção de um especialista, Rui Agostinho, num dos noticiários da RTP3. Receando que essa informação errada volte a ser inserida no espaço informativo, nomeadamente no jornal nacional das 20h, tomo a iniciativa de recomendar que utilizem as melhores fontes, ou seja, as de natureza puramente científica e em que intervêm os cientistas responsáveis pela captação da histórica imagem. Sugiro as seguintes: 1) a edição especial do Astrophysical Journal Letters; 2) uma das seis conferências de imprensa realizadas simultaneamente em vários pontos do globo (registo integral online, CBC News).

Adianto já uma correcção: o buraco negro observado situa-se no “coração”, no núcleo da galáxia M87 e não no centro da nossa galáxia. A comparação feita (na RTP3) com a massa ou com a força gravitacional do Sol também está completamente errada.

A Teoria da Relatividade Geral volta a ser comprovada experimentalmente. O grande Albert volta a estar de parabéns.

Renovada homenagem pessoal a essa enorme figura da história do conhecimento humano.
João Maria de Freitas-Branco
10 de Abril de 2019
Publicado inicialmente no Facebook, às 18h:30

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário