Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Política irracional

À luz do mais elementar humanismo, da racionalidade política e do bom senso só se pode desejar que no Médio Oriente Israel e a Palestina possam existir como Estados livres e independentes, mantendo saudável relação de vizinhança pacífica. A história das últimas décadas ensina não haver solução militar para o conflito israelo-palestiniano. É uma evidência. Por isso, o que se está a passar é ainda mais escandaloso e revoltante. O bloqueio ilegítimo e ilegal, por ser completamente desrespeitador das regras internacionais estabelecidas pelas Nações Unidas, é um terrível exemplo da irracionalidade de uma política estatal. É urgente derrotar esse tipo de políticas. Um colunista israelita, contrariando audazmente a irracionalidade do governo do seu país, escreveu: «Nós [israelitas] não estamos mais defendendo Israel. Nós estamos agora defendendo o bloqueio (a Gaza). O bloqueio por si só está a tornar-se o Vietname de Israel.» Estes cidadãos israelitas lúcidos, portadores de soluções políticas racionais e humanistas, têm que ser apoiados por nós, pelos nossos gritos de indignação. A impunidade de Israel não pode continuar. Fere os interesses de todos os Estados democráticos.
Convido os seguidores e leitores deste blog a assinarem a petição contra o ataque à frota humanitária e exigindo o fim do bloqueio ilegal a Gaza.
Assinar em
http://cdn.avaaz.org/po/gaza_flotilla_3/?vl

1 comentário:

  1. E de repente percebemos que Israel é um Estado confessional, baseado no mito bíblico da Terra Prometida, defendendo "com unhas e dentes" o seu "espaço vital", baseando a sua acção política no velho princípio maqiavélico (de Nicolau Maquiavel)de que os fins justificam os meios.Por muito menos se invadiu o Iraque ou se bombardeou Belgrado... Viva a Palestina Livre! Viva Jerusalém, capital dos três monoteísmos,finalmente livre! Viva Saladino!

    ResponderEliminar