Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de junho de 2017

Nova sinalização


Nas nossas cidades há uma vasta gama de sinalizações, tendo por objectivo informar, prevenir e orientar o cidadão que nelas circula. A utilidade desse sinalizar é perfeitamente consensual. Considero, no entanto, ser vantajoso ampliar a sinalização, alargando-a a outra esfera, uma vez que não seria menos útil haver também em cada esquina das principais artérias das nossas metrópoles aquilo que baptizo de sinalização intelectual. Um tipo de indicação que prevenisse o cidadão relativamente a um perigo constante: o da perda da Liberdade. Tal como há sinais de trânsito avisando da existência de risco de atropelamento ou de acidente, devia haver também sinais indicativos desse outro nível de risco. O perigo permanente de ser vítima do totalitarismo, da ditadura, do fascismo, ou, caso se prefira terminologia mais clássica, o perigo da tirania. Como estou em crer que alguns aconteceres recentes, com destaque para o facto histórico de um doente mental ter sido eleito presidente do mais poderoso Estado actualmente existente à face do Planeta, concorrem para reforçar a utilidade da minha proposta de implementação de um novo tipo de sinalização pública, tomo já a liberdade de deixar aqui, de imediato, algumas sugestões relativamente ao conteúdo da sinalização urbana que proponho.

Cuidado! Pratique a cidadania para evitar ser atropelado

Cuidado com os furtos da Liberdade; pode sempre acontecer aqui

Atenção! Se não se disponibilizar para morrer pela Liberdade, vai morrer pisado pela tirania

Atenção! Aprenda com a História, evitando um acidente histórico

Atenção! Cultive o hábito do pensamento crítico, dando preferência à utilização da sua cabeça

Cuidado! Não troque a Liberdade pela Segurança; sem Liberdade nunca estará seguro

Como a cidade está cheia de turistas, e para que o entendimento da sinalização seja mais universal, talvez seja recomendável o uso do idioma mais global, o inglês. Nesse caso, um dos sinais que sugiro como um dos mais necessários inspira-se numa asserção atribuída a Thomas Jefferson:

Attention! Eternal vigilance is the price of Liberty

Aqui fica a minha modesta proposta. Em cada esquina das ruas mais frequentadas deve ser colocado um sinal de novo tipo, com avisos/conselhos iguais ou semelhantes aos que acabo de sugerir. Será um novo tipo de sinalização urbana: a sinalização intelectual.
João Maria de Freitas-Branco
Caxias, 17 de Junho de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário