Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Notas de Autor 3

Transcrição integral da minha intervenção radiofónica no programa "Notas de Autor" da TSF, no dia 30 de Setembro de 2015:


Quero hoje falar-vos de educação e da escola que temos. Actualmente a educação está subjugada à ideologia imediatista do útil, imposta pelos interesses do mundo dos negócios, das empresas e do Estado. A educação tem-se curvado diante das imposições utilitárias da elite dos negócios para quem a coisa mais importante é ganhar dinheiro, muito dinheiro, no imediato.

Foi precisamente há cem anos, em 1915, que foram publicados dois dos mais relevantes textos sobre educação escritos por autores portugueses, embora uma dessas obras tenha sido redigida em francês e editada no estrangeiro: refiro-me ao livro de Faria de Vasconcelos sobre a “Escola Nova” (Une école nouvelle en Belgique, é o título original) e ao ensaio de António Sérgio “Educação Cívica”. Recomendo a leitura destes dois escritos como forma de recuperar uma educação que abra caminhos para que cada ser humano se possa tornar uma pessoa de carácter.

Não me canso de dizer: a grande crise não é a económico-financeira mas sim a dos valores em voga. É uma crise cultural, uma crise da civilização. Para a superar necessitamos de uma educação de qualidade que concorra para aquilo a que tenho por hábito chamar a formação integral do cidadão pessoa.

Como Sérgio e Vasconcelos eram admiradores de Beethoven, sugiro que os leiam ouvindo o último disco da Maria João Pires, CD premiado, com o 4º concerto para piano do Músico de Bonn.
João Maria de Freitas-Branco, TSF, programa "Notas de Autor, 30/09/2015
 

1 comentário:

  1. Como ainda nem comecei o livro anteriormente recomendado, desta vez a promessa é ir ouvir a Maria João Pires...

    Abraço

    ResponderEliminar