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domingo, 29 de dezembro de 2013

O ANTI-MANDELA


 
Escoavam as últimas horas do passado 5 de Dezembro quando nos chegou a notícia da morte de uma figura grande que era o paradigma do político, ou do que deve ser um político: um servidor da grei, trabalhando para se tornar dispensável. Foi o que Nelson Mandela fez. Com total desapego ao poder, e cumprindo o prometido, afastou-se da governação logo após ter cumprido o mandato (um só) como Presidente. Cargo para que tinha sido eleito com votação esmagadora e histórica, uma maioria absolutíssima. 

Nos últimos dias tem-se abatido sobre nós uma insuportável verborreia que trai o homem ao mesmo tempo que parece celebrá-lo. Ao longo destes dias tenho ouvido e lido, vezes sem conta, a afirmação de ter sido “o perdão” o grande legado do falecido. É a costumeira pieguice católica, a lamechice beata. Será que os hediondos crimes do Apartheid podem ter perdão? Claro que não! Eles são imperdoáveis! E Mandela era o primeiro a saber isso. Mas tal não significa que não se possa, e não se deva, negar o caminho da vingança sangrenta, da punição exaltada, irracionalmente prescrita pelo primitivismo sectário. Essa escolha estriba-se não no perdão, senão que no saber, na compreensão racional e na aposta no valor da educação como factor transformante. A superior bondade racional e lúcida em vez da bárbara vingança que permaneceria ao mesmo nível de baixeza exibido pelo horrendo regime racista do apartheid. A atitude contra a imoralidade não pode ser imoral. A obscenidade política não se combate com outra obscenidade política; combate-se, sim, com ética, com atitudes elevadas, com comportamentos nobres. Combate-se exibindo aristocracia de sentimentos.

Outra idiotice em livre circulação nos últimos dias é a colagem do rótulo de pacifista ao ilustre defunto: «Mandela sempre foi contra a violência», «foi um grande pacifista», etc. Através da santificação néscia, do irracional encómio acrítico e da veneração emocionada não só se mente, impudentemente, como também se desenha a imagem de um pateta bonzinho. O imaculado Mandela. Típica deturpação incutida pelo serôdio moralismo beato. Na paisagem humana real não existem seres puros e perfeitos, mas sim seres concretos envoltos em imperfeições, dúvidas, angústias, contradições. Tal como o mundo da absoluta conciliação, da paz eterna entre os homens, essa visão do homem-santo mais não é do que conto de fadas sub-repticiamente engendrado para actuar como subtil arma de guerra ideológica. Talvez importe recordar que a “Bíblia” da prisão de Robben Island era o volume com as obras completas de Shakespeare. Foi essa a escritura que inspirou o pensamento e a acção do líder anti-apartheid.

Assim se semeia a confusão, repleta de consequências políticas, armada de afiadas setas bem orientadas para a batalha ideológica que se trava neste nosso aqui e agora, quando outra vaga de infausta violência se abate sobre um povo. O nosso. E o que se apresenta como elogio incondicional a uma pessoa singular é na verdade um insulto deturpador. O valor de Mandela como homem e político brota das contradições pessoais, bem como das contradições do próprio devir histórico que protagonizou. Isso acontece com todas as grandes figuras (incluindo a dos maiores Santos); sendo que essa própria complexidade do contraditório fecunda a sua grandeza.

Despir Madiba dessas contradições é esmorecer a chama desse Eu possante, é esvaecer a força viril da personalidade histórica, é trair. Mas é também pura cretinização.

João Maria de Freitas-Branco
(Artigo de opinião do jornal PÚBLICO, edição de 19-Dezembro-2013)
 

 

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